segunda-feira, 7 de março de 2011

Blog "Espiritualidade e Ciência" publica texto "FTU - Primeira Instituição de Ensino Superior em Teologia Afro-brasileira"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!


É com grande alegria que divulgamos mais um texto inédito publicado no Blog "Espiritualidade e Ciência":

FTU - Primeira Instituição de Ensino Superior em Teologia Afro-brasileira

Leia o Resumo:

Há alguns anos os cursos de Teologia Livre que se enquadravam nos padrões do Ministério da Educação (MEC) foram autorizados e credenciados, portanto legalizados e legitimados a promoverem o ensino superior da Teologia. É importante que se saliente que antes de credenciamento e autorização pelo MEC todas as Teologias eram livres.

Na atualidade há mais de uma centena de Faculdades de Teologia, com status de curso superior, portanto, com ensino de qualidade e conteúdos universitários. Não se pode ensinar Teologia só pelo que se sabe da Religião, que embora tenha nobilitante atividade, se dirige à crença, à fé e não ao estudo do fenômeno, seja ele sócio-cultural, antropológico ou de outras áreas do saber acadêmico, ou seja, do senso crítico.

Senso crítico na religião é Teologia; por sua vez as crenças religiosas confessionais e às vezes passionais (não isentas) são relativas à religião, que respeitamos e achamos indispensáveis na vida do cidadão planetário interessado na manutenção homeostática do planeta e de sua sociedade.

Palavras-chave: FTU, Instituição de Ensino Superior, interface, Teologia Afro-brasileira, Teologia da Convergência.

As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário