sábado, 5 de março de 2011

O papel das listas e dos listeiros!

Aranauan, Saravá, Axé,


Fazem alguns dias que iniciamos a tematização de um vídeo importante gravado pelo Pai Rivas: "Na Umbanda, responsabilidade é preciso...". Este vídeo está disponível no link http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/RIrhKekICbY e trata de assuntos importantes. Alguns destes temas recaem sobre as listas de discussão e a participação de todos nós nelas. Acredito ser importante a nossa reflexão e posicionamento sobre estas ideias. Vamos dialogar?

 

Pai Rivas expõe entre 31min 27seg e 32min 13seg do referido vídeo que Ele optou por fazer um blog e não lista de discussão onde as pessoas possam participar até mesmo no twitter, mas que não fiquem fazendo tiroteio nos fóruns. Além disto, Pai Rivas convidou várias vezes alguns irmãos para discutir e chegarmos todos a uma conclusão. De forma aberta. Pai Rivas novamente propõe esta discussão pública, onde todos nós só temos a ganhar. Ninguém vai desmoralizar ninguém. Apenas utilizar a lógica e bom senso.

 

Continuando a exposição de ideias, até 33min e 03seg Pai Rivas pondera que se fala nas listas da minha pessoa ou se fala dele, Saraceni. Ficou um processo de polarização que é mentiroso. A Umbanda não é meu Pai ou ele. A Umbanda é de todos nós. Pai Rivas fica pasmo de saber que em todas listas, grandes ou pequenas, falam as nossas pessoas e as pessoas ligadas ao Saraceni passando uma ideia de polarização que nunca existiu. Pai Rivas afirma categoricamente que nunca polarizou ou rivalizou com ninguém. 

 

Enfim meus irmãos, pelo teor do assunto vale a pena assistir o vídeo na íntegra. Ainda sim, acreditamos ser muito importante discutir estes pontos levantados. De fato as listas como um todo perderam este foco crítico, deixando de discutir amplamente tudo que diz respeito às Religiões Afro-brasileiras com ética e educação. Não se discute nada e ainda lemos ataques gratuitos que só marcam ainda mais os fóruns com polarizações que não existem, que meu Pai nunca fomentou. Pelo contrário, percebam que as datas principais da OICD no seu calendário litúrgico são ritos que aproximam sacerdotes dos mais diversos cantos do país, das mais diferentes Escolas.

Diante do exposto, sigamos em frente...

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário