sexta-feira, 18 de março de 2011

Tradição Oral e o seu papel na Comunicação

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Ontem ao comentar trecho do vídeo "Finalidades da Teologia na sociedade", disponível em http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74, abordamos sobre como Pai Rivas conceitua a Teologia e apresenta uma aplicação prática nas Religiões do Livro, marcadamente de tradição escrita. Vamos verificar como Pai Rivas aborda a Tradição Oral?

 

Entre 04min 06seg e 05min 15seg, Pai Rivas afirma que existe também uma Tradição Oral onde entram as Religiões Afro-brasileiras. Esta Tradição Oral está começando a compilar, a escrever seus fundamentos. A Tradição Oral precisa de uma boa memória. E para passar de geração em geração a informação urge uma boa linguagem. Preservar o seu idioma e aprimorar a sua língua. Esta é uma grande e importante contribuição da Oralidade.

 

Pai Rivas continua entre 05min16seg e 06min15seg a falar que na Oralidade existe algo interessante, pois antes de expressar alguma coisa é necessário pensar. Neste pensar nós falamos mesmo que mentalmente. Logo, a Oralidade é a primeira manifestação do pensamento. Primeira manifestação da ideia e esta se manifesta pela fala. A escrita é decorrente da fala, segunda manifestação da ideia. Sem querer desmerecer a escrita, mas existe uma gênese onde a Oralidade possui a sua importância.

 

Interessante aqui entender de forma sucinta e sem querer me estender muito sobre os processos de comunicação. Existem basicamente três grandes momentos da comunicação que a profa. Dsc. Juana Puntel descreve com clareza.

 

No primeiro momento temos a dialética presencial, onde as pessoas estão conversando diretamente entre si – percebam a forte marca da tradição oral.

No segundo momento surgem as produções midiáticas de massa: livro, jornais, revistas que são no primeiro momento predominantemente escritas e depois recebe um processo forte de oralidade com o advento da TV. Aqui fica bem pontuada a produção unilateral. Alguém produz conhecimento e alguém "consome" o mesmo.

 

Já no terceiro momento entra a rede mundial de computadores onde o "consumidor" de informação vira co-produtor de alguma forma retornando ao primeiro modelo, só que a dialética não é apenas presencial. Pode ser mediada pela técnica, ou seja, pela internet e informática.

 

Lembrando que os momentos mais recentes não anulam o anterior. Ainda sobre mídia, sabemos que vem do latim media que é o plural da palavra medium. Mídia são meios de estabelecer a comunicação. A mídia que normalmente mencionamos no senso comum se refere à mídia de comunicação de massa, ou seja, aquela do segundo momento: TV, revistas, jornais, entre outras.

 

A Oralidade possui um papel fundamental em todos os momentos da comunicação, como pode ser percebido. A Teologia contribui bastante neste processo de compreensão da Oralidade quando aproxima esta Tradição Oral para ser trabalhada na Academia sem concorrência com a Tradição Escrita. Pelo contrário, considerando a segunda manifestação da primeira e, nas palavras do Pai Rivas, tendo o Homem como ponto de convergência.
 

Além disto, Pai Rivas ressalta o papel de preservar e aprimorar a língua, afinal é por ela que o Homem da Tradição Oral passa seus fundamentos. Uma prova viva disto são alguns termos africanos que são evocados em diferentes roças, ilês, terreiros pelo mundo a fora trazendo a valência milenar dos nossos Ancestrais até os dias de hoje.

Como são importantes as Religiões Afro-brasileiras, não é mesmo?

 

E deixa a Gira girar!

 

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário