domingo, 6 de março de 2011

Sobre os cursos de Teologia e formação teológica da PUC-SP

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Como faço parte do programa de estudos pós-graduados em Ciências da Religião na PUC-SP, algumas pessoas têm nos perguntado sobre os cursos oferecidos em Teologia na referida instituição.

 

Como fui muito bem acolhido pelo programa e pela casa, faço questão de explicar. A PUC-SP recentemente iniciou o curso de bacharelado em Teologia com a reinserção da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção na Universidade. Vejamos o que eles afirmam em seu site (http://www3.pucsp.br/teologia):

 

"Convém também recordar que os cursos de teologia, no Brasil, possuem reconhecimento civil a menos de uma década. O que significa dizer que anteriormente tais cursos eram "livres" e que, por isso, possuíam até então somente o reconhecimento eclesiástico. O curso de Teologia tem por finalidade a formação de teólogos. O teólogo torna-se, por primeiro, agente da Igreja, discípulo missionário de Cristo, seja como professor no mundo acadêmico das faculdades de teologia (magistério e pesquisa), seja como ministros ordenados, religiosos(as) e leigos (as)".

 

Fica clara pela proposta do curso que se refere a uma formação nível bacharelado em teologia católica. E não poderia ser diferente, afinal a PUC-SP é uma instituição católica.

 

Outro curso de confessionalidade católica oferecido com conotação muito diferente é o de formação teológica para leigos. Este curso como o próprio nome já aponta, visa passar conceitos teológicos para um público leigo e tem caráter meramente informativo.

 

No Brasil e no mundo o único local onde podemos cursar uma faculdade de teologia com ênfase nas religiões Afro-brasileiras é a FTU. Para conhecê-la e acessar maiores informações, basta entrar no site: www.ftu.edu.br


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário