sábado, 5 de março de 2011

Religião e Ciência de mãos dadas

Aranauan, Saravá, Axé,

 

Todos nós que somos das religiões Afro-brasileiras vivenciamos momentos especiais neste início de terceiro milênio. Dentre os vários pontos positivos, destacamos o fato de possuirmos uma Teologia própria e que desde 2004 vem se organizando de forma sistemática na primeira e única faculdade de teologia com este enfoque: Faculdade de Teologia Umbandista (FTU).

 

Já falamos bastante do que é e qual a importância da FTU, porém vamos aqui apenas reforçar que ela é uma Instituição de Ensino Superior (IES) regulamentada, autorizada e credenciada pelo MEC para formar bacharéis em teologia e que no último ano diplomou os seus primeiros 21 teólogos. Algo inédito no cenário mundial.

 

Nosso enfoque passa por isto, mas é outro. Há dois dias assistimos o vídeo do Pai Rivas (diretor geral da FTU e sacerdote há mais de quarenta anos) intitulado "Finalidades da Teologia na sociedade". Este vídeo pode ser acessado por meio deste link - http://www.youtube.com/pairivas#p/u/0/gwjAXv7hj74 e durante os vinte minutos de duração explica de forma simples e profunda a função complexa que a Teologia ocupa na sociedade.

 

Neste vídeo Pai Rivas faz uma analogia das duas principais vertentes da Teologia com os braços humanos.


O primeiro braço é acadêmico. A conexão com o conhecimento científico é realizada pelo conhecimento religioso, conhecimento este que é imparcial e construído com lógica, com metodologia e, por tanto, possui uma epistemologia séria e passível de continua revisão tal qual a Ciência vivencia no seu cotidiano.

 

O outro braço é religioso, onde são respeitadas e valorizadas as crenças religiosas. É no terreiro, afirma Pai Rivas, que encontramos o local privilegiado para alcançar a Iniciação e na especificidade que a função exige, o próprio sacerdócio. O teólogo com ênfase nas religiões Afro-brasileiras possui o conhecimento adequado para transitar entre as diversas Escolas compreendendo de forma crítica a sua atuação em aspectos espirituais, coletivos e individuais.

 

A Teologia faz esta interface entre Religião e Ciência? Para Pai Rivas e todos nós podemos verificar a força do argumento, a Teologia não só faz, mas é a própria interface. Ela conhece ambos os saberes. Assim nesta analogia humanizada que Pai Rivas apresentou podemos compreender que se Religião e Ciência são "braços", a Teologia é o próprio corpo indissociável de ambas.

 

O aspecto acadêmico foi claramente abordado no momento em que citamos a regulamentação da FTU pelo MEC e sua condição de instituição de ensino superior. E como ficam os aspectos religiosos?

 

Pai Rivas, fundador da FTU, é sacerdote há mais de quarentas anos e fundou também a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (OICD) em 1970 e desde então nunca fechou as suas portas. Ela é a instituição mantenedora da FTU e nesta condição realizou e realiza muitas ações no campo religioso, o que é natural, afinal é um terreiro. A Escola de Síntese que é a escola de pensamento expressa na OICD sustenta a ideia de uma Umbanda de Síntese, onde todos nós podemos conviver pacificamente com a diversidade e independente do setor Religião, Filosofia, Arte ou Ciência podemos encontrar a Espiritualidade..

 

Nos últimos anos a OICD realizou inúmeros ritos, Toque de Caboclo, Rito de Exu, Ritos pela Paz e União Umbandista, que reuniram diversas Escolas das Religiões Afro-brasileiras. Importante ratificar. Não só a Escola de Síntese, mas várias outras Escolas em quantidades e qualidades diferentes participaram destes ritos.

 

Estes ritos que acontecem nas dependências da FTU recebem muitos terreiros, mais de cinquenta em fevereiro e centenas no final do ano passado congregando dezesseis estados do Brasil mais os irmãos do Uruguai, pois na faculdade os sacerdotes se sentem a vontade. Sabem e reconhecem a importância de respeitar as diferenças, mas que existem muitos pontos em comum: música sacra, transe mediúnico, atendimento à comunidade...

 

A Religião se desenvolve pela ação humana, mas também a Ciência passa pelo mesmo processo. Assim ao agir no homem a Teologia consegue ser a interface entre ambas, pelo menos no caso da FTU, pois em sua formação acadêmica o futuro teólogo passa pelas várias disciplinas: Sociologia, Psicologia, Filosofia, Botânica, Biologia Humana, Meio ambiente e Espiritualidade, Música, Medicina Integrativa, Teologia das religiões ocidentais e orientais, Hermenêutica, entre outras. De igual forma, por meio da sua mantenedora OICD, tem contato com as várias Escolas das Religiões Afro-brasileiras: Candomblé de Caboclo, Umbanda Branca, Umbanda Esotérica, Umbanda Omolokô, Babassuê, Toré, Terekô, Xambá, Tambor de Mina, Toque de Jurema, entre outras.

 

Neste contexto o teólogo consegue decodificar e traduzir a Ciência para a Religião e fazer o mesmo processo em sentido oposto, ou seja, decodificando e traduzindo a Religião para a Ciência. Logo, nesta proposta bidirecional é possível realizar o diálogo de maneira plena, sem relação de concorrência. Apenas cooperação para ressaltar o ponto comum que todas as áreas da gnose possuem: o próprio Homem. Pai Rivas nos convida a conhecer em aspectos teórico-práticos a Teologia da Convergência. Vamos adentrá-la?


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário