sexta-feira, 25 de março de 2011

Teologia em aspectos multirreferenciais: A interface entre Ciência e Religião

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Temos discutido o vídeo Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74 em pontos que julgamos importantes. Vamos ver o que esta seleção de trechos nos reservar para hoje?

 

Pai Rivas entre 13mi 52seg e 14min 49seg afirma que a Teologia faz a interface entre Religião e Ciência. Se faz esta interface, fica claro que existe uma ponte, uma ferramenta, uma instrumentalização, um processo de aproximação que precisamos avançar cada vez mais. Pai Rivas vai além: permite a existência de pontes entre Ciência e Religião, Religião e Ciência. Quem permite? A Teologia. Ela tem facilidade de falar com a Ciência pelo conhecimento religioso e tem facilidade de falar com as crenças, porque tem uma face, caso das Religiões Afro-brasileiras, no terreiro. A finalidade da Teologia é aproximar conhecimentos que estavam separados. Imagine os benefícios que podem acontecer para a sociedade em nível espiritual, cultural, social, político, econômico e ético?

 

A Teologia sendo a própria interface, estimula a construção de relacionamentos verdadeiramente pacíficos. Lembrando os mecanismos de decodificação e tradução que citamos ontem, isto vem ao encontro do exposto de hoje porque a Teologia tem um trânsito natural entre Ciência e Religião. Como a Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras pode ser importante para a sociedade, não é mesmo?


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário