quarta-feira, 9 de março de 2011

Liberdade com responsabilidade sempre

Aranauan, Saravá, Axé!


Já estamos chegando nos minutos finais do vídeo "Na Umbanda, responsabilidade é preciso...", uma publicação que merece ser assistida na íntegra. Para quem se interessar, basta entrar neste endereço: http://www.youtube.com/user/pairivas#p/u/3/RIrhKekICbY

 

Antes, porém, gostaríamos de registrar algumas palavras importantes. Pai Rivas não tem intermediário para expressar suas ideias e opiniões. Não tem e não precisa, afinal faz uso dos ritos públicos que conduz há mais de quarenta anos e recentemente da rede mundial de computadores por meio do seu Canal do Youtube (http://www.youtube.com/pairivas), twitter (http://twitter.com/rivasneto), Blog (http://espiritualidadeciencia.wordpress.com) , Vídeo-aulas e vídeo-conferências registradas no site da FTU (http://www.ftu.edu.br/ftu/producoes-academicas/audio-visual/video-aulas.html). Detalhe importante: todo este material é gratuito e de livre acesso.

Por conta disto, os comentários que surgem nas redes sociais e fóruns de minha autoria e autoria dos meus irmãos de santo e de outras Escolas que se interessam pelo exposto são opiniões individuais e cada um é responsável pelo que afirma. Afinal, já dizia Pai Rivas, temos liberdade e esta não prescinde da responsabilidade.


Falando da minha casa e da vivência que eu e meus irmãos possuímos com Pai Rivas, lembramos que não somos escravos, somos filhos. Portanto, possuímos autonomia para refletir e expressar o que julgamos adequado. É neste sentido que optei por tematizar o vídeo em questão e discuti-lo nas listas. Agradecemos os vários comentários nos fóruns e em privado, bem como a audiência do vídeo. Sendo assim vamos ao trecho de hoje:

 

Pai Rivas lembra entre o 36min e37min 22seg que fez um manifesto antes deste vídeo (disponível em: http://sacerdotemedico.blogspot.com/2011/02/manifesto-sociedade-brasileira-em.html) que não fala de ninguém. Só fala da faculdade. Mas a credibilidade que as Religiões Afro-brasileiras ganharam com a FTU, vamos perder esta credibilidade? Outra coisa que poderiam comentar sobre este posicionamento pacífico do Pai Rivas é se ele estaria com receio de demanda? Sinceramente, outra bobagem. Pai Rivas não fica preso a estas coisas. Nas palavras Dele "me olho hoje e sei o que fui ontem, mas não quero para amanhã algo ruim". Pai Rivas quer hoje trabalhar para um amanhã melhor. Quer se libertar e libertar quem estiver com Ele. Não posso libertar os outros se quero escravizar alguém, conclui. Não adianta querer fazer o bem, se não faço bem na própria religião. Não podemos fazer isto.

 

Já entre 37min 23seg e 38min 22seg Pai Rivas afirma que nunca fez algo visando pessoas, mas se tornaram pessoais as questões. A ponto de perguntarem se o Pai Rivas teria receio de ser processado. Responde Ele: Mas eu já fui duas vezes e venci (agora são três). Pai Rivas continua afirmando que o deixa reflexivo é saber como dentro da religião se dá munição ao submundo para atacar. "Pensem comigo", meu pai pondera, "poderíamos conversar entre nós. Será que não está chegando a hora? Esquecer algumas coisas e colocá-las". Porém é decisivo ao afirmar que "não vamos terminar em pizza não".

 

 

Foi esta importante constatação do Pai Rivas no vídeo que nos motivou as linhas introdutórias. Acreditamos na importância de nos unirmos, trabalhando junto por bens coletivos. Lógico que algumas arestas precisam ser aparadas, pois nossa união tem que ser real e não aparente. Porém já dizia o poeta "quem sabe faz a hora não espera acontecer". Gostaríamos de estimular uma discussão ampla e aberta sobre estes assuntos para juntos trabalharmos em prol desta proposta de paz verdadeira.

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário