terça-feira, 15 de março de 2011

Teologia: o início de uma discussão que nos beneficia!

Aranauan, Saravá, Axé!

 

É com alegria que inicio este novo diálogo com os irmãos das religiões afro-brasileiras e internautas inscritos nos fóruns de discussão na internet.

Conforme informamos no final de semana iniciaremos uma nova discussão sobre ideias, valores e conceitos que de alguma forma beneficiam não só o povo do santo, mas permite um diálogo mais intenso com a sociedade civil como um todo.

 

Pai Rivas gravou um vídeo denominado "Finalidades da Teologia na Sociedade", disponível em http://www.youtube.com/pairivas#p/u/2/gwjAXv7hj74, que marca um esclarecimento importante sobre Ciência, Teologia e Religião. Sugerimos assistir o vídeo integralmente para que nossa discussão aqui seja a mais profícua possível.

 

Vamos às considerações gerais?

 

Entre 35seg e 01min 27seg, Pai Rivas comenta que a teologia e principalmente a FTU(Faculdade de Teologia Umbandista) procuram aproximar o saber popular tradicional e o saber acadêmico, passando pelo saber religioso. Neste mesmo sentido atuam praticamente todas as faculdades de teologia. As faculdades de teologia buscam entender o fenômeno desde fora. Observar o fenômeno religioso não como crença, apenas fé. Este olhar é legítimo mas não é adotado para a Academia, pois não é possível discuti-lo. Teologia e Religião são coisas distintas.

 

Os irmãos podem verificar a complexidade funcional das Teologias em âmbito social. Aproximar saberes que são até os dias de hoje confrontados com grande tensão, quando não buscando a superação de um pelo outro e vice-versa. Nestas palavras iniciais já percebemos também que a Teologia não pode partir de uma crença para olhar a religião, pois ela se encontra na academia e em tal condição necessita usar o senso crítico e o debate público de ideias. Ou seja, por ser uma questão estrutural, o teólogo não pode se furtar do diálogo e muito menos abrir mão do bom senso e da lógica.

 

Vamos dialogando!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário