quarta-feira, 30 de março de 2011

Teologia e Vertente Una do Sagrado: concretizando a paz

Aranauan, Saravá, Axé!

 

É com alegria que chegamos aos últimos trechos do vídeo Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74. Afinal o número de acessos ao vídeo é significativo e discussões interessantes surgiram em algumas listas das quais fazemos parte. Hoje gostaríamos de mostrar o encerramento que Pai Rivas deu ao tema lembrando a importância de assistir o vídeo na íntegra para compreender a lógica utilizada.

 

De 18min 17seg ao final do vídeo, Pai Rivas afirma que valorizamos todas as religiões, todas as Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, História, como também a Ciência Biológica, a Biologia a Medicina Integrativa, dentro das Ciências Exatas a Lógica e a Matemática. Damos, enquanto FTU, condições ao teólogo para fazer este diálogo. Que possa neste diálogo ser possível proporcionar Paz no mundo. Porque muitos conflitos se dão pela falta deste diálogo. A ciência com consciência da religião será auto-corretiva, talvez não tivéssemos construído bomba atômica, elementos para a guerra com armas biológicas. Espero ter mostrado que a Teologia dialoga com a Ciência, dialoga com a Religião e mais é a própria interface entre Ciência e Religião.

 

Um exemplo desta visão pacífica é o conceito Vertente Una do Sagrado. Este conceito desenvolvido há muitos anos pelo Pai Rivas, chegou ao grande público no início deste milênio por meio do livro "Sacerdote, Mago e Médico" e que recebe desdobramentos no DVD que acompanha a mesma obra. Para os irmãos que não possuem o referido livro, sugerimos a leitura do texto A Vertente Una do Sagrado disponível no Blog Espiritualidade e Ciência - http://sacerdotemedico.blogspot.com/2010/06/vertente-una-do-sagrado.html

 

Como o conceito trazido por Pai Rivas é claríssimo, gostaríamos de evocar as palavras Dele para explicá-lo:

 

A Convergência aponta para o Sagrado, este, por sua vez, é a Unidade e Universalidade de todas as coisas e por esta visão não dualista compreende todas as faces da realidade espiritual e material e está presente em todos os Seres, assim como em todos os setores que buscam a vivência desse mesmo Sagrado.

Por conseguinte, entendemos que todas as religiões são boas, todas contêm o Sagrado dentro de si e merecem ser respeitadas e louvadas em seus veneráveis propósitos. O primeiro passo da Convergência é a Convivência Pacífica, algo que somente se instalará quando começarmos a dar mais valor à semelhança entre todos os setores filo-religiosos, compreendendo que as diferenças atendem à variação de entendimento do Sagrado que nós, seres humanos, possuímos.

O segundo passo da Convergência é a compreensão da Vertente-Una do Sagrado. Passamos de uma visão fenomênica que ressalta as diferenças para uma visão mais aprofundada, interessando-nos a semelhança estrutural, os princípios que formam todas as religiões.

Como podemos observar no diagrama a seguir, todos acreditam em uma Realidade Divina, perfeita, eterna, Una e imaterial. Os cristãos chamam Deus; os islâmicos, Allah; os judeus, Ieve; os budistas, Nirvana ou Mente Incriada; os Taoístas, Tao; os vedanta, Brahman e assim por diante. Desta forma, temos o topo de nossa Vertente-una.

Existem, também, em todos os setores, Potestades Divinas que coordenam o Universo, as formações da matéria, as leis que regulam a evolução dos seres, com nomes diferentes segundo cada setor, mas com funções semelhantes.

A seguir, temos os Ancestrais Ilustres da humanidade, seres que viveram no planeta, encarnados e que foram veículos da manifestação do Sagrado em sua pureza. Foram os grandes patriarcas, profetas de todos os povos, grandes líderes da humanidade que revelaram meios, métodos e regras para a união do homem com o Sagrado. Os princípios ensinados por estes augustos condutores de raças foram sempre os mesmos, apenas adaptados a cada local e situação.

Por fim, temos a humanidade terrena que ainda se digladia tentando fazer prevalecer a idéia de um sobre os outros, buscando a satisfação dos sentidos como forma de realização da personalidade temporal. Essa mesma humanidade necessita engajar-se neste processo de verticalização que conduz ao Sagrado, ao destino ultérrimo de nossa coletividade planetária.

 

 

 Captura+de+tela+inteira+27062010+190441.bmp.jpg


É meus irmãos... Que conceito maravilhoso, não é mesmo?


Os Teólogos com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras formados e que se formarão encontram nele uma ferramenta poderosa para defender a paz religiosa. Não por simples ideologia, mas por reconhecer elementos concretos que a tornam possível. De igual forma com o conceito de Espiritualidade, desenvolvido no mesmo Blog - acessível neste link: http://sacerdotemedico.blogspot.com/2010/02/resenha-dos-textos-postados.html - amplia a visão pacífica para todos os setores da gnose humana. Religião, Filosofia, Arte e Ciência podem dialogar entre si, pois encontramos pontos comuns. Mais do que isto, elementos que remetem à Convergência dos Saberes e Fazeres.

 

 

 

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário